BEM VINDO AO BLOG DA URE P. DUTRA!

BEM VINDO AO BLOG DA URE P. DUTRA!

Este blog foi idealizado para proporcionar a todos os interessados em Educação: Gestores, Professores, Alunos e Leitores em geral as atividades desenvolvidas por essa URE e todas as escolas dos municípios pertencentes à sua Jurisdição.
É um blog democrático, onde seus comentários, críticas e sugestões serão bem vindas, pois acreditamos na Educação como fator pessoal e social. Como afirma FREIRE: "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."
Nessa perspectiva, desejamos que de forma interativa os ideais educativos se ampliem, permitindo assim, uma somatória de esforços em favor da formação cidadã.

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

ALUNA DO CE ANA ISABEL TAVARES REPRESENTARÁ O MARANHÃO NO PROJETO JOVEM SENADOR ANO 2013 NO SENADO FEDERAL



O Centro de Ensino Ana Isabel Tavares, acreditando, incentivando e participando do Projeto Jovem Senador, teve com finalista na sua 5ª edição no ano de 2012 o aluno Fernando Alef Ladislau Jadão,  e neste ano de 2013, na sua 6° edição, selecionou pela segunda vez, mais um finalista desta Escola de Dom Pedro, URE de Presidente Dutra, para representar o Maranhão: Aluna Ana Paula Feitosa Freitas  ano 2013



IMPORTÂNCIA DO PROJETO JOVEM SENADOR
Contribuindo para o processo da formação da cidadania, incentivando a participação política e disseminando informações sobre o papel institucional do Senado Federal e do Poder Legislativo brasileiro, o Projeto O Jovem Senador propõe um concurso de redação para os alunos das duas últimas séries do ensino Médio da rede pública. O tema é sugerido e após várias etapas cumpridas o felizardo é convidado a representar o seu Estado, em Brasília, podendo atuar como Jovem Senador durante 04 dias (com todas as honras da Casa), apresentando um projeto que poderá vir a tornar-se Lei.
Excelente oportunidade é reservada a esse jovem que, durante esses dias, experimentará o exercício pleno da sua cidadania em fase de construção. E mesmo depois, ainda é capaz de sentir-se parte do processo democrático que rege o seu país, pois esteve e fez parte da Casa de onde saem as maiores decisões que influenciam diretamente nosso povo
O Centro de Ensino Ana Isabel Tavares, contrariando as expectativas de uma crença no baixo desempenho do ensino público no Brasil, vem cumprindo com excelência a função social da escola na transmissão de conhecimento aliada á formação cidadã. Dessa forma, tem alcançado repetidos êxitos ao longo da sua história. Através de Fernando Alef Ladislau, o País tomou conhecimento sobre a visão de um jovem sobre o seu município, seu Estado e seu país. Entendendo o município como uma peça fundamental na grande engrenagem, ele dissertou sobre a importância que cada município tem no contexto nacional, já que não importa o tamanho que ele tenha, mas sim o papel que desempenha.
A URE de Presidente Dutra parabeniza os alunos vencedores e toda a equipe do CE Ana Isabel Tavares.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!



           

Que o Senhor continue iluminando a todos, que com sabedoria não tem poupado esforços para ensinar e orientar seus alunos com dedicação e amor.


domingo, 8 de setembro de 2013

DESFILE DA UNIDADE INTEGRADA JOSÉ GOMES CABRAL - ESCOLA MUNICIPAL DO ANGICAL


Na manhã do dia 05 de Setembro a Escola José Gomes Cabral abrilhantou ruas do Angical e da Pedra de fogo com seu desfile Cívico, cujo tema desde ano foi: “ Os quatro elementos da natureza, Fogo, Água, Terra e Ar” a escola foi as ruas com uma mensagem de alerta sobre o Meio Ambiente para a sociedade, pois se não respeitar, se não reservar, estaremos pondo em risco a vida do nosso planeta e das gerações futuras.


A escola ainda apresentou com as crianças da educação infantil uma lista com animais ameaçados de extinção alertando sobre as possibilidades da geração futura não terem oportunidade de conhecer esses animais, tivemos a apresentação dos alunos do 1º ao 9º ano traçando uma lista das necessidades de preservar o meio ambiente configurando no desfile os quatro elementos da natureza, o desfile contou com a participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, que com muito entusiasmo apresentaram a comunidade local a importância e a necessidade de reduzir, reciclar e reutilizar, ainda para exaltar a festa, tivemos a belíssima apresentação da Banda Marcial do Colégio Joana Lima de a realização Macedo.

 


A Unidade Integrada José Gomes Cabral agradece aos alunos, pais, professores, funcionários, direção pelo esforço e dedicação na realização deste evento, agradece também as coordenadoras de educação do município e o Gestor Regional de Educação pela a colaboração e participação no evento, e a Unidade Integrada Joana Lima de Macedo por ter cedido a banda marcial.

 

Texto: Prof. Aldeglan Fernandes









sexta-feira, 30 de agosto de 2013

URE DE PRESIDENTE DUTRA REALIZA I FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES ESCOLARES






 A URE de Presidente Dutra realiza neste dia 30, a I Formação Continuada de gestores escolares com a temática: Leitura, Escrita e Conhecimentos Matemáticos: Um desafio para desenvolvimento de ações voltadas para a melhoria da aprendizagem e dos índices educacionais dos alunos referentes a esses componentes curriculares.



    






   



     Esta é uma ação do SIAMA(Sistema Integrado de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação) um sistema adotado pela Secretaria de Educação do Maranhão como política pública com vistas à melhoria do ensino e da aprendizagem do educando.


 
O evento contou com a participação de  29 gestores escolares dos 15 municípios e 5 Coordenadores do programa de correção de fluxo SE LIGA e ACELERA BRASIL, dos municípios que fazem parte do Pólo de Presidente Dutra. 

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

URE DE PRESIDENTE DUTRA CRIA PROJETO DIA “D” NA ESCOLA


     Dia 27 de agosto a equipe da URE de Presidente Dutra, Gestor Regional, Jurivaldo Carvalho, Diretora de Educação, Osmaelda Galdino, supervisores e técnicos pedagógicos, visitaram o CE Horácio Alves no município de São Domingos para dar início ao projeto “URE E ESCOLAS: AÇÃO E TRANSPARÊNCIA EM PROL DA QUALIDADE”. Que tem como objetivo geral propor às escolas jurisdicionadas à URE, a elaboração e execução de um projeto com ações alinhadas ao Projeto Político Pedagógico, primando pela sistematização de acompanhamento, monitoramento e divulgação do desenvolvimento das atividades pedagógicas, administrativas e financeiras a toda a comunidade, em cumprimento às diretrizes da Rede Estadual de Ensino do Maranhão e Regimento Escolar da Rede Oficial do Estado, com base na Lei de Diretrizes e Bases – LDB.




      A equipe reuniu com a Gestora e professores do CE Horácio Alves, apresentou a proposta e foi aprovada por todos os professores que deram sugestões de atividades que devem ser apresentadas no dia “D”. A escola tem muito a apresentar, visto que tem vários projetos nas diversas áreas de conhecimento: Projeto cultural, projeto de leitura, esporte, onde os alunos que participam dos esportes já venceram vários campeonatos, inclusive o JEMES. Ficou definido o “DIA D” para 13 de setembro, onde a escola apresentará à comunidade as atividades desenvolvidas com os alunos e também os recursos que a escola recebe e de que forma são utilizados.


A equipe da URE também terá participação, onde apresentará como funciona, quais as atribuições dos diversos setores que a compõe. É uma iniciativa para deixar a sociedade ciente do trabalho realizado nas escolas e na Unidade Regional de Educação.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013



MARANHÃO FORMA 500 PROFESSORES PARA ATUAREM NO PROJETO “A COR DA CULTURA”


Na semana de 12 a 16 de agosto, aconteceu em São Luis no hotel Praia Mar o lançamento do projeto “A Cor da Cultura”, onde cerca de 500 professores e coordenadores participaram da formação  e atuarão como multiplicadores do projeto em escolas públicas do Maranhão. Os professores receberão materiais didáticos e audiovisuais contendo elementos da história e cultura afro-brasileiras, enfocando a valorização de iniciativas de inclusão. Os kits pedagógicos são de apoio às atividades em sala de aula, na perspectiva da luta pela equidade, valorização das diferenças, pluralidade, diversidade, no diálogo e na troca como únicos caminhos possíveis de produção de conhecimento.


O Projeto “A Cor da Cultura” tem o objetivo de apoiar a implementação da Lei 10.639, que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes de educação.
Durante o lançamento do projeto, o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, destacou a importância da parceria da Seduc com o Canal Futura para formação de professores da rede pública de ensino.

A coordenadora geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), Ilma Fátima de Jesus, informou que o projeto teve seu início em 2004 e, desde então, se tornou aliado do MEC na implementação do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. “O projeto é uma forte ferramenta que faz com que a gente leve a Lei 10.639 para dentro da sala de aula”


     A URE de Presidente Dutra-MA  , objetivando somar esforços ao desenvolvimento dessa importante  ação voltada ao reconhecimento,  valorização da cultura afro-descendente nas escolas públicas estaduais ,  encaminhou à formação 4 supervisores pedagógicos que exercerão o papel de Formador de Secretaria junto aos gestores e professores. Os quais serão parceiros indispensáveis e incansáveis ao fazer cumprir a Lei 10.639/2003 e suas implementações,  levando os alunos a incorporar o respeito e valores civilizatórios para todos os ambientes sociais aos quais pertencem.


                                                                                                  
A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira. É resultado de parceria entre o Canal Futura, Petrobras, Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), TV Globo, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Ministério da Educação e Fundação Palmares.
Dados do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), de 2010, indicam que 75% da população do Maranhão são de afro-descendentes. No estado, há cerca de 700 comunidades quilombolas, das quais 500 foram certificadas pela Fundação Palmares, até o ano de 2012.

Fonte : ASCOM/SEDUC