BEM VINDO AO BLOG DA URE P. DUTRA!

BEM VINDO AO BLOG DA URE P. DUTRA!

Este blog foi idealizado para proporcionar a todos os interessados em Educação: Gestores, Professores, Alunos e Leitores em geral as atividades desenvolvidas por essa URE e todas as escolas dos municípios pertencentes à sua Jurisdição.
É um blog democrático, onde seus comentários, críticas e sugestões serão bem vindas, pois acreditamos na Educação como fator pessoal e social. Como afirma FREIRE: "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."
Nessa perspectiva, desejamos que de forma interativa os ideais educativos se ampliem, permitindo assim, uma somatória de esforços em favor da formação cidadã.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013



MARANHÃO FORMA 500 PROFESSORES PARA ATUAREM NO PROJETO “A COR DA CULTURA”


Na semana de 12 a 16 de agosto, aconteceu em São Luis no hotel Praia Mar o lançamento do projeto “A Cor da Cultura”, onde cerca de 500 professores e coordenadores participaram da formação  e atuarão como multiplicadores do projeto em escolas públicas do Maranhão. Os professores receberão materiais didáticos e audiovisuais contendo elementos da história e cultura afro-brasileiras, enfocando a valorização de iniciativas de inclusão. Os kits pedagógicos são de apoio às atividades em sala de aula, na perspectiva da luta pela equidade, valorização das diferenças, pluralidade, diversidade, no diálogo e na troca como únicos caminhos possíveis de produção de conhecimento.


O Projeto “A Cor da Cultura” tem o objetivo de apoiar a implementação da Lei 10.639, que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes de educação.
Durante o lançamento do projeto, o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, destacou a importância da parceria da Seduc com o Canal Futura para formação de professores da rede pública de ensino.

A coordenadora geral de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação (MEC), Ilma Fátima de Jesus, informou que o projeto teve seu início em 2004 e, desde então, se tornou aliado do MEC na implementação do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. “O projeto é uma forte ferramenta que faz com que a gente leve a Lei 10.639 para dentro da sala de aula”


     A URE de Presidente Dutra-MA  , objetivando somar esforços ao desenvolvimento dessa importante  ação voltada ao reconhecimento,  valorização da cultura afro-descendente nas escolas públicas estaduais ,  encaminhou à formação 4 supervisores pedagógicos que exercerão o papel de Formador de Secretaria junto aos gestores e professores. Os quais serão parceiros indispensáveis e incansáveis ao fazer cumprir a Lei 10.639/2003 e suas implementações,  levando os alunos a incorporar o respeito e valores civilizatórios para todos os ambientes sociais aos quais pertencem.


                                                                                                  
A Cor da Cultura é um projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira. É resultado de parceria entre o Canal Futura, Petrobras, Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), TV Globo, Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Ministério da Educação e Fundação Palmares.
Dados do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), de 2010, indicam que 75% da população do Maranhão são de afro-descendentes. No estado, há cerca de 700 comunidades quilombolas, das quais 500 foram certificadas pela Fundação Palmares, até o ano de 2012.

Fonte : ASCOM/SEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário